Skip to main content
por Jamille Callegari
 
      A 4Asset esteve presente no Workshop sobre Gestão Patrimonial promovido por CTG Brasil, Isa CTEEP e Aneel, nos dias 21 e 22 de agosto. Na busca contínua para conhecer as necessidades do setor e crescer junto aos clientes. Valorizamos obter os dados precisos para aprimorar nossas capacidades em conhecimento e informações relevantes para que possamos oferecer o mais alto nível possível em tecnologia e experiência em negócios.
     O evento reuniu diversas empresas, associações, órgãos e agências, e principalmente, pessoas e projetos em destaque, do setor de energia. Evento focado nas melhores práticas e aprendizados sobre a governança territorial de empreendimentos do setor na gestão de bordas de reservatórios e nas faixas das linhas de transmissão. Os debates temáticos circularam entre os aspectos regulatórios, inovação tecnológica, relacionamento com comunidades e as geotecnologias aplicadas a gestão.
      Com foco na Virada Sustentável 2019, em São Paulo, e a ISA CTEEP esteve presente como uma das patrocinadoras do evento. No dia 22 de agosto debateu sobre “O Futuro da Energia”.
    O tema inicial do primeiro dia do evento foi sobre “Aspectos Regulatórios”, a Coordenadora do Comitê de Meio Ambiente da ABCE, Renata Messias Fonseca, abordou o tema “Transferência ou reversão de ativos imobiliários ao término da concessão”, apresentando dados sobre a transferência dos ativos das concessões relicitadas a partir de 2014. Já o especialista em Patrimônio Imobiliário da CTG Brasil, Vinícius do Amaral, palestrou sobre “Aplicação da Resolução ANEEL 691/2015, Venda e Doação de Imóveis Inservíveis”. Por fim, o Coordenador de Facilites e Fundiários da Engie Brasil, Rivelino Augusto dos Reis, abordou a “Alienação de Áreas Remanescentes Inservíveis à Geração”.
     O segundo bloco temático sobre “Inovação Tecnológica”, teve o início marcado pela apresentação do “P&D em Gestão Sustentável de Faixas de Linhas de Transmissão”, realizada pelos gerentes da ISA CTEEP, Osni Ricardo de Jesus Campos e Guilherme Amaral. O Gerente de Patrimônio Imobiliário da CTG Brasil, Ivan Takeshi Toyama, abordou o “Monitoramento de intervenções em reservatórios por imagens de satélite com uso do RCEN Modificado”. A Coordenadora do Comitê de Geoprocessamento da Eletrosul, Cleice Edinara Hübner, fechou o primeiro dia apresentando sobre “Sistema de Gestão Fundiária e Ambiental da Eletrosul” – SIFA, um produto da 4Asset. Segundo a Cleice, com o sistema a Eletrosul obtém visibilidade em tempo real da operação, contribuindo, com maior segurança, para tomada de decisão. Ela apresentou os desafios do projeto de implantação e os resultados já obtidos com a automação de processos, formulários, gestão documental, geração de indicadores, relatórios, e a extensa base de dados unificada.
      O segundo dia, começou com a Coordenadora de Gestão de Reservatórios da AES Tietê, Gisele Teruel Scavassa. Ela abriu o bloco temático “Relacionamento com Comunidades”, falando sobre a “Regularização on line de Intervenções em Bordas de Reservatório”.
    A Gerente de Geoprocessamento e Gestão Imobiliária da COPEL, Luciane Pereira, abordou muito bem as questões relacionadas a “Gestão de Bordas de Reservatórios e Linhas de Transmissão – Programas Boa Vizinhança e Cultivar Energia”. O pesquisador do IPEF – Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais/ESALQ, Girlei Costa da Cunha e a Especialista em Sustentabilidade da ISA CTEEP, Paola Bocardo fecharam o primeiro bloco falando sobre o “Uso Comunitário das Faixas de Transmissão”.
       A temática “Geotecnologias Aplicadas a Gestão”, último bloco do evento, contou com o Coordenador do Comitê de Georreferenciamento da ABCE Luis Ugeda Sanches, onde tratou sobre “O Setor Elétrico e a Infraestrutura de Dados Espaciais”, deixando claro que o país precisa urgentemente de uma política sobre o tema. O Pesquisador do INPE, Fabiano Morelli abordou o tema “Sistema de Gestão Geoespacializada da Transmissão – GGT”. Para abordar o tema “Videografia Georreferenciada e Visualização Cartográfica Multimídia – Solução Integrada para registro e avaliação de controle de cheias e gestão de ativos”, Paulo Sztutman, foi a vez do Pesquisador do Laboratório de Topografia e Geodésia da Escola Politécnica da USP. Por fim, o Professor da UFSCAR, Paulo Guilherme Molin (UFSCAR), falou sobre “Zoneamento de risco de ocupações através da modelagem espacialmente explicita”. Para encerrar o evento, Weberson Eduardo Guioto Abreu, Diretor de Projetos da ISA CTEEP finalizou agradecendo e ressaltando a importância de realização e manutenção desse evento para o setor.
     “Recebemos muito carinho e respeito por nossa atuação no setor. Ficamos felizes e orgulhosos em comprovar que as nossas soluções apoiam diretamente a evolução tecnológica do setor elétrico, ajudando nossos clientes na visibilidade e controle operacional. Acreditamos ser um fornecedor tecnológico referência para o setor. E o objetivo é continuar a essa referência baseada na satisfação e confiança de nossos clientes. Valorizamos a importância desse evento e temos orgulho de fazer parte desse universo de pessoas e empresas tão especiais. Fico feliz em participar de todas as edições desse evento, que iniciou em Recife, na Chesf, de forma informal, seguiu para o Rio de Janeiro, realizado por Furnas, e esse último superando as expectativas quanto a qualidade e profissionalismo na cidade de São Paulo. Parabéns aos colegas da CTEEP e CTG, pela iniciativa e organização. Esse movimento deve continuar!”, ressalta o Diretor da 4Asset, Marcelo Tavarone.
       A 4Asset agradece por mais esse reconhecimento nas apresentações de nosso trabalho por nossos clientes. Parabéns a todos que estiveram presentes no evento e toda a equipe da 4Asset envolvida. E assim, reiteramos o compromisso com a qualidade dos nossos produtos e processos. O resultado da parceria é o certificado de que estamos no caminho certo.
Desenvolvimento de Negócios e Comunicação: Jamille Callegari