4Asset esteve presente no maior evento de marketing e vendas da América Latina, o RD Summit 2019!
Por Jamille Callegari
O RD Summit é considerado o maior evento de marketing digital da América Latina e uma grande oportunidade para transformar a comunicação e o comportamento nos negócios. O evento, que segue as tendências dos principais festivais culturais e de tecnologia do mundo, aconteceu no Centrosul, em Florianópolis, e possibilitou uma imersão de três dias, entre 6 e 8 de novembro. Contou com mais de 150 palestrantes, aproximadamente 12 mil participantes e 180 horas de conteúdo apresentados em oito palcos simultâneos. Os principais líderes de pensamento e profissionais de marketing business-to-business estiveram presentes, apresentando estudos de caso reais e sugestões práticas para que profissionais de marketing possam melhor direcionar, envolver e converter clientes em potencial em clientes efetivos.
Camila Junqueira, diretora geral da Endeavor no Brasil, fez a fala de abertura da summit. Ela ressaltou a popularização do empreendedorismo e destacou o aumento do volume de novas iniciativas. “De 2015 para 2019 subiu de 4 mil para 12 mil o número de startups brasileiras”.
Para o CEO Eric, da Resultados Digitais, o inbound marketing é o tópico da vez (captação de consumidores através de conteúdo), juntamente com temas como jornada do cliente, adaptação dos negócios à tecnologia e, principalmente, o sigilo das informações. “Quem não conseguir interpretar a questão de dados estará morto nos próximos anos”, sentenciou. Eric entende que as leis de privacidade representam um desafio. “Se pararmos de compartilhar dados do dia para a noite, acaba nosso business”, prevê. A solução, portanto, está em educar o mercado a fazer isso da forma devida.
Os melhores momentos do RD Summit foram prestigiados com convidados internacionais como Gary Vaynerchuk – ou Gary Vee, uma das maiores autoridades do planeta em marketing digital e mídias sociais e um dos nomes mais aguardados pelos participantes. Ele que soma 17 milhões de seguidores nas redes sociais. Gary Vaynerchuk, russo naturalizado americano, levantou um assunto polêmicos relacionado aos relatórios do Google ao afirmar que na escolha de palavras-chave sugeridas pelo Google, podemos decidir em optar por palavras com menor frequência em pesquisas, contrariando as estratégias de muitas agências. Ele afirma ser melhor ter leads com menor concorrência. E quanto a estratégias de marketing, recomendou às pessoas repetirem o que fez dele uma estrela internacional: produzir vídeos. Sugeriu também o recurso da moda atualmente, o podcast, com atenção à qualidade do conteúdo.
Gary Vaynerchuk, 43 anos, nasceu na Bielorrússia e migrou para os Estados Unidos com seus pais quando tinha 3 anos. Se destacou nos negócios no final dos anos 90 quando mudou o nome da loja de bebidas da família para WineLibrary, a transformou num e-commerce e passou a fazer vídeos no Youtube para comunicar o negócio. As vendas tiveram alta exponencial: de US$ 3 milhões/ano passaram para US$ 60 milhões. Foram os vídeos da Wine que abriram portas para outros negócios dele, entre os quais o canal no Youtube DailyVee e a empresa Vaynermedia, agência que facilita a comunicação de grandes empresas. Ele tem, também, outros negócios sob o guarda-chuva da VaynerX.
O conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento de sites nas ferramentas de busca, como o Search Engine Optimization (SEO), e a gestão do relacionamento com o cliente foram temas no evento, vinculados ao olhar profundo sobre o marketing humanizado no uso de dados. No universo de tantas informações, conhecer o público no detalhe é essencial para criar metodologias que acelerem o desenvolvimento analítico das empresas.
O evento abordou novos formatos e estilos de conteúdo. Contar uma boa história continua a ser uma das maneiras mais eficientes de atrair a atenção do consumidor e efetivar uma venda. Porém, as plataformas digitais mudaram a receita de como entregar conteúdo de qualidade. Linguagem, canais, tom, tamanho… tudo precisa estar afinado para que as empresas consigam contar suas histórias da maneira mais eficaz. Isso vale especialmente para o conteúdo gerado dentro de casa – cuidados devem ser tomados para que ele não pareça demasiadamente promocional e maçante.
Durante o RD Summit 2019, Ann Handley, a primeira Chief Content Officer do mundo e autora dos livros “Everybody Writes: Your Go-to Guide to creating Ridiculously Good Content” e “Content Rules” falou sobre o tema em uma das principais palestras. Novos formatos também foram explorados por nomes conhecidos da comunicação e do marketing no Brasil, como Camilo Coutinho, da consultoria especializada em vídeos Double Play, a podcaster Ju Wallauer, do Mamilos, e Guilherme Valadares, editor-chefe do site Papo de Homem. Diversas palestras ao longo do RD Summit discutiram o fato de que, no mundo 4.0, onde robôs ainda se destacam pela execução de tarefas mais básicas, o diferencial está em criar uma linguagem mais humana. Olhar humano, na evolução de tecnologias como inteligência artificial e machine learning, está ajudando a terceirizar para robôs digitais uma série de tarefas antes delegadas a pessoas, especialmente nas áreas de atendimento. Mas há elementos ainda insubstituíveis pela máquina quando se pensa numa estratégia de marketing: a empatia e o olhar humanizado.
E a importância das relações verdadeiras e não apenas interesse comercial foi tema nas palestras dos jornalistas Marcos Piangers e Liliane Ferrari. Outros destaques foram Jacco VanderKooij, fundador da Winning by Design, e a doutora Carla Tieppo, neurocientista da Ilumne. O evento encerrou com show da banda Skank e a data da próxima edição do evento foi anunciada: dias 28, 29 e 30 de outubro de 2020 em Florianópolis.
Marcos Piangers revela que é necessário entender, ter empatia e trocar ideias com quem vai consumir o produto. E nesse sentido eu faço uma analogia com o nosso negócio na 4Asset, onde trabalhamos para um setor muito complexo, focando no mercado de energia elétrica e mineração podemos observar as fortes transformações em andamento, impulsionadas por fatores relacionados à gestão de processos, indicadores e avanços tecnológicos.
Podemos observar diversas dicas do evento afim de responder, com conteúdo assertivo, às expectativas do consumidor. Para a transformação digital em Marketing é importante a coleta e a interpretação de dados. E é essencial produzir conteúdo rico, acompanhando as tendências para vendas especializadas e para ser visto como diferencial é preciso um repertório diferente. Precisamos de objetivos estratégicos, valorizando as personas reais e investindo em estratégias focadas na jornada do consumidor. Produzir conteúdo organizado que gere confiança, utilizando os melhores canais com base em mensuração de resultados. É fundamental gerar experiencias positivas aos clientes.