Skip to main content

A gestão de tributos e passivos é muito complexa de ser feita, já que constantemente ocorrem mudanças no já complexo sistema tributário brasileiro , fazendo com que os empresários e CEOs estejam sempre desatualizados no que se refere a legislação.

Essa desatualização pode gerar o que chamamos de passivo tributário, que se refere ao valor que uma empresa deve ao Fisco tanto pelo descumprimento de obrigações acessórias, quanto pela falta de pagamento de tributos.

Por conta disso, ter um sistema que cuide dessa gestão de tributos e passivos pode ser a melhor solução para as empresas que querem estar com todos os seus deveres em dia.

Entendendo o Passivo Tributário

O passivo tributário são todas as obrigações que o contribuinte, seja ele pessoa física ou jurídica, deixe de cumprir junto ao Fisco – autoridade fazendária que controla os pagamentos de impostos em todas as esferas tributárias no país. Esses pagamentos se referem a tributos devidos ou penalidades tributárias junto à alguma obrigação decorrente de alguma lei.

Quando isso acontece, de acordo com o Código Tributário Nacional, o devedor passa a se chamar sujeito passivo tributário. Dito isso, um bom gerenciamento do passivo tributário é muito importante, principalmente para as empresas, já que resulta em uma segurança jurídica e financeira, afastando a possibilidade de riscos que podem afetar os negócios quando isso acontece.

E ativo imobilizado, você já ouviu falar?

De uma forma geral, o ativo imobilizado representa um bem tangível, que é usado para a produção de bens ou serviços, aluguel de terceiros ou até para fins administrativos da empresa, que serão utilizados por mais de um período.

Para identificar um ativo imobilizado, é preciso levar em consideração dois aspectos que são especificados no Regulamento do Imposto de Renda, em seu artigo 313:

  • O bem adquirido deve ter um valor unitário superior à R$ 1.200,00;
  • O prazo de vida útil precisa ser superior a um ano.

A Receita Federal diz que o ativo imobilizado é o conjunto de bens que abrangem os custos de benfeitorias. Sendo alguns exemplos de ativo imobilizado:

  • Terrenos;
  • Edificações;
  • Veículos;
  • Máquinas e equipamentos;
  • Computadores e periféricos;
  • Máquinas em construção;
  • Consórcios em andamento;
  • e muito mais.

Qual a importância do ativo imobilizado?

O ativo imobilizado é algo muito além do que cumprir uma exigência fiscal. É bastante importante que a empresa tenha conhecimento sobre seus patrimônios, determinando o tratamento contábil para os ativos imobilizados, facilitando os questionamentos de auditorias internas e independentes, bancos e outros.

Essa gestão do ativo imobilizado irá preparar as operações para que, futuramente, possam ocorrer fusões e aquisições de forma mais fácil. Essa gestão irá favorecer o conhecimento do valor desses bens, além de uma visão e conhecimento da situação da organização, ajudando na realização de decisões estratégicas. A gestão do ativo imobilizado pode ser realizada através de um inventário patrimonial.

Impostos no Brasil e a importância da gestão de ativos

O Brasil é um dos países com maiores taxas de impostos no mundo, sendo necessária uma boa gestão para que não haja nenhum pagamento indevido ao Fisco.

Confira quatro passos importantes para que você não corra risco com os impostos e o Fisco.

Passo 1: Conheça o sistema fiscal: tenha profissionais capacitados para entender sobre o Fisco, ou estude sobre o sistema fiscal.

Passo 2: Gerencie adequadamente: a utilização de softwares se tornou importante para o controle de notas fiscais e o gerenciamento dos impostos a serem pagos, como os softwares da 4Asset.

Passo 3: Cumpra os prazos: tenha tudo em dia para não tomar multas e sanções, com o uso do software, isso é muito mais simples. 

Passo 4: Fuja das manobras: sonegar impostos pode causar graves problemas para a empresa, então evite problemas com o fisco e se organize.

Como a 4Asset pode te ajudar na gestão de tributos e passivos

A 4Asset possui soluções de software que têm como objetivo ajudar as empresas no seu planejamento, gestão e operação de forma simples.

Com a 4Asset você contará com:

  • processo de organização fundiária
  • processo de pagamento de tributo

Com nossas soluções você terá a solução ideal para a administração e controle dos seus ativos, garantindo uma gestão completa.

Entregamos governança para que o gestor saiba exatamente quais ativos são dele, além de se o ativo é rural ou urbano, para que assim chegue ao valor que precisará ser pago de tributo, gerenciando todo o aspecto administrativo para que seu ativo esteja totalmente legalizado e a empresa não tenha problemas no futuro.

Dessa forma, os softwares da 4Asset descomplicam a rotina administrativa dos seus empreendimentos e, com a adoção desses softwares, há um aprimoramento na estruturação dos processos, trazendo benefícios e vantagens diretas e indiretas, já que muitas vezes as empresas nem sabem que aquele ativo existe e, por conta disso, acaba não pagando o tributo necessário.


Se você quiser saber mais sobre os softwares da 4Asset, 
fale com nossos especialistas e tire suas dúvidas.