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A maior feira do setor imobiliário da América Latina, realizada pelo Grupo ZAP, e o maior e mais completo evento de tecnologia, marketing e vendas do mercado imobiliário

                                                                                                                                                                     por Jamille Callegari

      O Conecta Imobi aconteceu no dia 24 e 25 de Setembro, em São Paulo (SP). Essa é a maior feira do setor imobiliário da América Latina, realizada pelo Grupo ZAP, e o maior e mais completo evento de tecnologia, marketing e vendas do mercado imobiliário. O evento reuniu mais de 6.000 profissionais do setor para uma imersão em muito conteúdo, através de palestras, painéis e cases práticos, além de proporcionar um ambiente de networking.
       Entre os nomes que participaram das principais conferências estão Elie Horn, fundador da construtora Cyrela, a digital influencer Martha Gabriel, o economista Ricardo Amorim, João Appolinário, fundador e CEO da Polishop e a cantora Anitta.
      Martha Gabriel foi uma das executivas com foco em neurociência para liderança e negócios versus tecnologia. Mariana Ferronato apresentou as 10 tendências tecnológicas, algumas das várias já utilizadas, e apresentou números de como essas soluções chegam para somar e alavancar as métricas. Dentre essas ferramentas falou-se muito sobre a realidade virtual. Altevir Baron, representando a FG Empreendimentos, um dos clientes do Oficina3D, falou com paixão como a construtora se posiciona no mercado e do sucesso das ferramentas utilizadas. Ricardo Amorim, com toda sua experiência, abriu alguns dashboards com dados do cenário econômico e os números mostraram que esse é um ótimo momento. Além de várias palestras referentes ao mercado da construção civil, o evento possibilitou networking entre inúmeras empresas do setor.
      Entre os primeiros palestrantes, destaque especial ao empresário Elie Horn, judeu ortodoxo nascido na Síria há 73 anos e fundador da Cyrela, segunda maior incorporadora imobiliária brasileira, é um caso singular na história empresarial do país. Ressalta que “Para ganhar dinheiro é preciso trabalhar muito e não ter autopiedade”. Ele é, também, o único brasileiro a integrar o The Giving Pledge, espécie de clube idealizado por Bill Gates para estimular bilionários a bancar projetos de forte impacto social. Horn decidiu doar 60% de sua fortuna pessoal para a filantropia. Menos de 200 pessoas fazem parte do grupo de Gates e Horn está sozinho entre os representantes da América do Sul. “Só posso ser feliz se os pobres forem felizes”, diz. “Ser feliz é ajudar alguém a comer, é salvar a vida de outra pessoa.” E prossegue: “Eu, você, cada um de nós está aqui para fazer o bem.”
       Marcus Araujo, presidente da Datastore, empresa especializada em pesquisas para o setor imobiliário, falou sobre o futuro do mercado do imóvel, indagou com uma pergunta, “você já imaginou morar em uma casa estilo a do “Os Jetsons”? Eles possuíam uma alta tecnologia em seu espaçoso apartamento e até mesmo uma IA (Inteligência Artificial) que os ajudavam com as tarefas de casa. De acordo com Marcus, “Mago do Imobiliário”, aquele futuro não está mais tão distante, mas com uma grande diferença: o espaço será cada vez menor.
       Para Marcelo Tavarone, diretor de novos negócios da 4Asset, “ficou claro que esse evento dita as tendências e inovações do mercado imobiliário nacional, gerando novas estratégias em negócios e marketing. Incrível como nosso negócio, para facilitar a governança socioambiental e patrimonial de grandes empreendimentos para mineração e energia, encontra familiaridade com as várias tecnologias amplamente utilizadas no setor imobiliário, como o uso de drones, mobile, processos automatizados, e que estão em vias de se tornar realidade, como o uso da inteligência artificial. Gostei também e reforço o tema da Marta, onde pessoas e organizações alinhadas são mais felizes, isso é o que buscamos no dia-a-dia da 4Asset”.
      A grande pauta atual é a transformação digital, as habilidades humanas para o futuro e a mentalidade adequada para as mudanças dentro do contexto da tecnologia. Diante dessa pauta, o evento contou com a presença da Martha Gabriel, uma das maiores personalidades no assunto. Palestrante keynote internacional, ela é considerada uma das principais pensadoras digitais do Brasil. Levantou questões relevantes para o autoconhecimento: “Quem nós somos? Onde queremos chegar? Quem é nosso público? Como nos comunicamos com eles?”. Revelou que existem inúmeras habilidades humanas essenciais para nos tornarmos um profissional exponencial. “Desenvolver uma ou outra é um início, mas conforme vamos adquirindo mais dessas capacidades, as habilidades se somam, e a sua união e complementariedade criam a verdadeira sinergia necessária para atuarmos cada vez com mais sucesso no mundo digital”, disse Martha.
       Muitos apontam como principal habilidade humana para o futuro a criatividade, considerando-a como aquilo que nos distingue dos robôs. Sem sombra de dúvidas, a criatividade é importantíssima para o futuro. Além disso, há tempos que a criatividade não é mais uma habilidade exclusiva de seres humanos; máquinas têm se tornado gradativamente mais criativas, e, em alguns casos, vencendo a criatividade humana. Porém a conclusão é que robôs não substituem humanos, substituem atividades. As profissões, não vão sumir, vão mudar. Outra habilidade essencial para o futuro é a nossa capacidade de pensamento crítico e de nos atualizarmos com o digital, ou seja, abraçarmos a tecnologia, nos misturarmos com ela, criando o processo de simbiose incorporando habilidades para nos ampliar.
       Ao abordar sobre o impacto da transformação digital, revelam que é possível aproveitar as funcionalidades do mundo digital se mudarmos o mindset e estarmos abertos para aceitar essas mudanças. Mariana Ferronato, diretora de marketing do Grupo ZAP e uma das idealizadoras do evento, apresentou as 10 tendências para 2020, segundo o artigo do site internacional Euromonitor. “60% das pessoas entre 20 e 29 anos acreditam que suas ações fazem diferença no mundo. Essa nova geração orientada ao compartilhamento, valoriza o espírito de comunidade e a liberdade vem priorizando o aluguel, a assinatura e a compra coletiva à compra convencional. A tecnologia e a globalização são um dos principais impulsionadores dessa tendência. Em 2017, 46% dos consumidores dos EUA expressaram uma opinião sobre uma marca online, 65% disseram que pesquisam a marca antes de comprar e 57% boicotaram alguma empresa. São os novos “clientes detetives” da cultura da reivindicação. Além disso, 80% dos entrevistados estão interessados em usar a tecnologia para visualizar produtos digitalmente em suas casas. “A crise de confiança dos consumidores aumenta e leva a um maior envolvimento emocional e ao aumento da economia compartilhada”, aborda Mariana.
      Até a forma de consumir informação hoje é completamente diferente de anos atrás, já que alguns veículos de comunicação estão se adaptando aos novos recursos. A grande novidade tem sido os podcasts. Segundo a Blubrry, comunidade e diretório de podcasts, o Brasil foi, no ano passado, o segundo país que mais baixou programas desse tipo no mundo. Aproveitando essa demanda, algumas empresas buscaram adaptar sua comunicação interna e externa para esse mundo. Um exemplo é a Nielsen Brasil, que criou um podcast fechado para a equipe interna e outro aberto para os demais stakeholders.
       Indo mais a fundo no ambiente corporativo, cada dia mais é demandada a busca por profissionais que sejam capazes de conduzir transformações digitais. Dificilmente, hoje, um diretor e até um CEO serão contratados se não incorporarem essas habilidades. Os processos seletivos por análise de currículo impresso estão sendo adaptados para um sistema de gamificação via plataforma, que é capaz de relacionar o perfil do candidato à vaga.
       A Inteligência Artificial (AI) transformará cada vez mais o big data coletado pela internet das coisas, criando uma nova camada de inteligência no planeta e dando origem a uma sociedade baseada em tecnologia centrada no humano. A AI associada com a evolução da robótica permitirá gradativamente a ampliação das capacidades humanas para dimensões e níveis extraordinários, que nos tornarão cada vez mais supersmart.
       Para falar de inovação das garantias no mercado imobiliário e como se preparar para os concorrentes digitais, o evento contou com os palestrantes Carlos Roberto Nogueira COO e Fábio Cruz CTO na CredPago. Outra presença importante foi a de Bruno Gagliasso, ator que é garoto-propaganda da CredPago, que explorou a temática “burocracia”. A CredPago brinca com a facilidade com que quebra as barreiras da burocracia, oferecendo soluções gratuitas que agilizam o processo de locação e facilitam o trabalho de corretores e imobiliárias.
      É muito importante discutir sobre empreendedorismo, novidades e inovação para todos os segmentos. A mensagem é clara: é hora de aproveitar a transformação digital e inovar continuamente, mantendo o foco nas pessoas.
Desenvolvimento de Negócios 4Asset: Jamille Callegari