Skip to main content

Veja a seguir os benefícios de manter as operações de seus empreendimentos em dia, e como regularizar seus ativos imóveis.

Vemos a Governança Fundiária como a união ideal entre ferramentas e legislação. Os empreendimentos com nível de complexidade alto, exigem uma base de organização consolidada na parte fundiária, patrimonial e geográfica, o que poderá garantir que as propriedades territoriais urbanas e rurais estejam bem documentadas e delimitadas.
Veja a seguir os benefícios de manter as operações de seus empreendimentos em dia, e como regularizar seus ativos imóveis.
O que é Governança Fundiária
É uma estrutura para implantação de estratégias de gestão e políticas de terras com objetivo de ter mais eficiência, resultados e apoio de um desenvolvimento sustentável.
Essa estrutura inclui um quadro processual jurídico e uso de tecnologias e conhecimentos para avaliação, controle e desenvolvimento eficiente do uso de terras.
De fato, apesar de ser um assunto complexo, a Governança Fundiária adequada pode ser uma ótima solução para a gestão e, quando bem entendida, é um instrumento poderosíssimo que possibilita uma gestão mais eficiente e diminui riscos de problemas com a legislação.
Mapeamento e porque usar um sistema de gestão territorial?
Agora, o ponto mais importante de toda a discussão é o uso de um bom sistema. Ele é o pilar fundamental para estruturar uma boa Governança Fundiária. Ele é capaz de melhorar e tornar as tarefas supracitadas mais eficientes, além de ser um facilitador do controle dos principais fatores que influenciam na gestão territorial, dentre eles:
  • Situação socioeconômica;
  • Fiscal;
  • Ambiental;
  • Cartorial.
Quais as soluções que um sistema de gestão oferece?
Seguindo as normativas requeridas pelo Governo, um sistema reúne uma base de dados sólidas, tanto geográfica quanto patrimonial que são controladas e armazenadas com facilidade, segurança e maior organização. Pendências, fiscalização, movimentação e históricos e operações estarão disponíveis num ambiente melhor, mais simples e com acesso facilitado às informações.
Além disso, essas plataformas vêm sendo desenvolvidas há anos, por isso, já se especializam em áreas específicas para atender necessidades únicas de setores diferentes. São extremamente estáveis e têm acesso facilitado, em geral, podendo ser consultadas pela web de quaisquer lugares, possibilitando mais colaboração e integração na realização de projetos.
Portanto, através de gráficos, tabelas e mapas você poderá fazer uma bateria de análises, inspeções, manutenções e monitoramento dos seus ativos ou de áreas em prospecção e cruzar, sempre que necessário, quaisquer tipos de dados que lhe ajudem durante essas atividades.
Além disso, por meio do banco de dados você poderá acompanhar todos os processos das áreas de interesse e seus entornos. E, ao mesmo tempo, simplificar a gestão de licenças ambientais, dos programas e dos condicionantes durante cada etapa do seu empreendimento.
Gestão fundiária em empreendimentos de energia
A adoção dos modelos permitidos por lei para a exploração de energia, dependerá de um acordo com a empresa concessionária, cuja aprovação estará sujeita às avaliações e o cumprimento dos requisitos legais, regulamentos (emitidos pela agência reguladora federal, ANEEL- Agência Nacional de Energia Elétrica), bem como de quaisquer diretrizes legais e operacionais internas.
Por outro lado, os benefícios de um bom gerenciamento só poderão ser maximizados se contar com uma equipe especializada que possa suportar a elaboração de contratos com foco em exploração, operação e transmissão energética.
Um contrato de governança fundiária para fins de exploração, transmissão e/ou comercialização de energia, deve ser elaborado de modo que não impeça remunerações proporcionais à dimensão das operações a ele associadas. A lei proíbe que as compensações se desvinculem do valor da energia produzida ou compensada.
Por que usar um sistema de gestão fundiária
Saiba como um software especializado, pode lhe auxiliar na integração de dados e documentos digitais, entre outros benefícios listados a seguir:
  • Diminuição do risco de perdas de ativos.
  • Aumento da segurança das operações e da posse de imóveis.
  • Detecta possíveis problemas com agilidade.
  • Embasa tomadas de decisões de gestores com dados confiáveis.
  • Fomenta a rentabilização de ativos imóveis excedentes.
  • Otimiza operação de compliance na Governança dos imóveis.
Uma Governança fundiária pode trazer agilidade, transparência, segurança e simultaneidade na certificação para as grandes empresas. Além de integração de dados fundiários de outros órgãos públicos para validação do georreferenciamento e com os cartórios de registro de imóveis; e a unificação do conceito com Registro de imóveis.
De fato, apesar de ser um assunto complexo, a Governança Fundiária adequada pode ser uma ótima solução para a gestão e, quando bem entendida, é um instrumento poderosíssimo que possibilita uma gestão mais eficiente e diminui riscos de problemas com a legislação.
Caso queira entender mais sobre como estes serviços podem fazer a diferença desde o investimento até o controle de capital, negociação da tarifação de energia (Anel), ativos e autorizações continue essa leitura até o final.
ISO 50001
Com o objetivo de aumentar o conhecimento nacional sobre operações energéticas eficientes, as indústrias brasileiras precisam se certificar de estar em acordo com o ISO 50001.
A norma internacional estabeleceu os requisitos e orientações para que as organizações desenvolvam, implementem, mantenham e melhorem continuamente um sistema de gerenciamento de energia com sucesso.
Este modelo de procedimento fornece às empresas diretrizes mundialmente reconhecidas para melhorar o equilíbrio energético, reduzir as emissões de CO₂, e reduzir os custos energéticos, realizando uma utilização mais eficiente da energia.
Gestão do investimento
Os proprietários de áreas compatíveis com o objetivo de produção de energia, empresas concessionárias, proprietários de equipamentos e construtoras, devem elaborar planos para otimizar os vossos investimentos.
É no documento contratualmente que as condições de gerenciamento estarão acordadas pelas partes perante o concessionário, mas deverá também considerar, utilizando a análise de dados, um plano capaz de liderar o sistema de compensação para maximizar os seus resultados.
Por exemplo, dependendo da linha de negócio realizada pelas empresas participantes, poderão existir períodos de maior ou menor intensidade na utilização da eletricidade, o que deverá conduzir o gestor a um plano que permita que as porcentagens atribuídas aos participantes sejam direcionadas. Evitando assim, a perda de recursos e garantindo uma reserva maior de energia.
A 4Asset
A 4Asset é uma empresa de excelência em soluções para governança de ativos imóveis. Possui tecnologia de ponta e equipe técnica altamente capacitada que trabalha no desenvolvimento de ferramentas para o controle preciso da governança territorial, patrimonial, fundiária e regulatória de grandes empreendimentos.
Você está com dificuldades para gerir seus ativos imóveis?
Entre em contato com um de nossos consultores e entenda melhor como nossas soluções podem ajudá-lo a estruturar de maneira eficiente a gestão de ativos com compromisso e confiança.
Os nossos principais segmentos de atuação são empreendimentos de Energia, Oil & Gás, Mineração, Infra-estrutura e Governo. Quer falar com um consultor especializado em gestão fundiária?
Existe ainda uma série de boas práticas de eficiência regulatória que você precisa conhecer, leia mais sobre elas nesse artigo Eficiência regulatória: evitando multas e sanções em grandes empreendimentos de energia.