Skip to main content

A gestão de ativos está entre as atividades essenciais para companhias, conglomerados e empresas de grande porte. O acompanhamento do patrimônio, mais especificamente do patrimônio imobiliário, é determinante não só para a gestão contábil, mas para o sucesso dos empreendimentos como um todo. No entanto, a sua importância é frequentemente minimizada, o que pode trazer prejuízos para as empresas.

Com o objetivo de esclarecer alguns pontos fundamentais sobre o assunto e apresentar soluções práticas para a gestão de patrimônio imobiliário em empresas e projetos de grande porte, preparamos esse conteúdo.

Continue a leitura e entenda como uma gestão eficiente de ativos imóveis pode trazer benefícios para o seu negócio.

A importância da gestão de patrimônio imobiliário em empreendimentos de mineração e energia

A importância da gestão patrimonial se baseia em um princípio simples:

Administrar um patrimônio significa um processo contínuo de levantamento de bens, exercício de direitos comerciais (alvarás, aluguéis, arrendamentos, etc.) e cumprimento de obrigações tributárias (impostos), econômicas (financiamentos, dívidas, etc.) e ambientais.


Não administrar esse processo adequadamente, significa, portanto,  estar sujeito a perder oportunidades de faturamento ― como com a venda de ativos valorizados e reajuste de aluguéis ―, ou ser penalizado com 
multas e sanções pelo não cumprimento de obrigações fiscais, econômicas ou ambientais.

Desse modo, entre os benefícios imediatos da correta gestão patrimonial, destacamos:

  • mais dados para embasamento de decisões estratégicas;
  • prevenção de problemas fiscais, ambientais e econômicos;
  • favorecimento da transparência financeira;
  • melhor controle de vida útil dos bens;
  • medição mais precisa de rendimentos;
  • maior economia de recursos com deduções fiscais; e
  • maior aproveitamento de oportunidades de negócios.


Assim, em empreendimentos de grande porte como na área de 
mineração e energia, a gestão do patrimônio imobiliário se torna ainda mais importante.


não conformidade com o licenciamento ambiental de um projeto, dívidas imobiliárias e outras situações menores podem causar um enorme prejuízo caso resulte na paralisação das atividades. Em situações normais, isso já é o suficiente para causar ruídos nas relações com investidores, stakeholders, governo e sociedade civil. Mas em situações mais graves, pode levar ao total impedimento de um projeto.

Por essas razões, o nível de complexidade da gestão patrimonial em grandes empreendimentos frequentemente requer a adoção de equipes e ferramentas específicas, dedicadas exclusivamente ao acompanhamento dos ativos imobiliários, bem como de sua situação e pendências legais.

Veja no próximo tópico algumas ações práticas que ajudam a otimizar a gestão do patrimônio imobiliário em empresas e empreendimentos de grande complexidade.

Como otimizar a gestão do seu patrimônio imobiliário

Adotar algumas práticas simples já faz com que você reduza a possibilidade de lidar com problemas por não ter uma gestão de patrimônio imobiliário adequada.

As mais importantes são:

  • Fazer o levantamento do inventário patrimonial ― detalhando informações como data de compra, valor do bem, características e localização.
  • Atualizar os dados periodicamente ― dando atenção especial a informações como valorização ou desvalorização, obrigações financeiras ou fiscais pendentes e contexto socioambiental; e
  • Realizar análise de ativos e passivos para balanço patrimonial ― considerando a vida útil de cada um dos bens, o seu valor atual, o seu valor estimado em um determinado prazo.

No entanto, para garantir o melhor aproveitamento possível do patrimônio imobiliário em empreendimentos de energia e mineração, é altamente recomendável adotar também uma equipe técnica capacitada e com experiência em ativos imobiliários no seu segmento de atuação.


Outra decisão importante é a adoção de uma ferramenta adequada para a gestão patrimonial e territorial, desenvolvida para apresentar soluções para empreendimentos dessa natureza. Dessa forma, é possível 
centralizar a gestão territorial e patrimonial em uma única plataforma, o que otimiza a administração dos projetos em diversos sentidos.

Se as informações apresentadas foram relevantes e você considera a gestão de patrimônio imobiliário e a governança territorial temas relevantes para as atividades que sua empresa desenvolve, sugerimos a leitura de outro conteúdo do nosso blog: “Soluções para planejamento e gestão territorial de grandes empreendimentos”. Confira e entenda como é possível obter melhores resultados em seus projetos!