Skip to main content

O monitoramento da faixa de servidão deve ser feito para garantir a operação comercial da Linha de Transmissão e o cumprimento da legislação imposta às Transmissoras. Com a grande quantidade de propriedades afetadas pelo empreendimento, a falta de fiscalização pode trazer inconstâncias nas informações e dificuldade na hora de sincronizar os dados entre todas as entradas da equipe.

Nesse sentido, fazer o controle da faixa de servidão com uso de planilhas pode aumentar o risco de erros, falhas e incongruências nas informações. Para evitar que isso aconteça, o ideal é contar com um software que automatize parte das tarefas e garanta a segurança dos dados.

Neste conteúdo, saiba quais as principais características da faixa de servidão e a importância do monitoramento. Por fim, entenda quais as vantagens de investir em um sistema de gestão fundiária para melhorar a eficiência dos processos.

Continue a leitura e saiba mais!

 

Quais são as principais características de uma faixa de servidão?

A faixa de servidão é uma faixa de terreno que acompanha o percurso de um duto subterrâneo, torres de transmissão ou outra construção relacionada. O objetivo é ter uma área para segurança de todos, além da proteção a possíveis danos ou acidentes.

A área das faixas de servidão são determinadas por um Decreto Federal e regularizadas através de instrumentos públicos que determinam as restrições impostas ao superficiário.

É importante salientar que a faixa de servidão serve para identificar os locais em que há instalações e construções irregulares que colocam em risco o funcionamento da Linha de Transmissão. Nesse cenário, evita-se a perda de receita e entre outras penalidade impostas às transmissoras de energia.

Leia também: Como a 4Asset Enterprise estruturou os processos da Eletronorte

 

Por que é importante fiscalizar uma faixa de servidão?

Além da fiscalização dos órgãos reguladores, é importante evitar problemas de ocupação irregular nas faixas já prontas, entre outros aspectos inerentes à região. 

É válido lembrar que fiscalizar uma faixa de servidão significa que ela já existe, ou seja, que o empreendimento, seja ele uma linha de transmissão, linha férrea ou duto, já foi construído e entregue para o concessionário. 

Outros problemas que a fiscalização da faixa de servidão ajuda a prevenir são:

  • Roubo de equipamentos ou quebra de isoladores;
  • Obstáculos de acesso da equipe de manutenção;
  • Acidentes ou atos violentos; 
  • Erosões no solo.

 

6 vantagens de utilizar um sistema de gestão fundiária para fiscalizar faixa de servidão

Como mencionado, a fiscalização da faixa de servidão feita através de planilhas pode até não ser um problema para poucos imóveis. No entanto, empresas de grande porte que lidam com centenas a milhares de imóveis precisam ter um controle mais centrado e eficiente. 

Veja a seguir os principais benefícios de utilizar um sistema de gestão fundiária:

1. Unificação e integração das informações

O primeiro aspecto é concentrar os dados em uma única plataforma, com acesso fácil por todos os integrantes. Isso facilita a comunicação entre diferentes áreas da empresa contribuindo para maior eficiência operacional e rentabilidade.

2. Melhor controle dos empreendimentos 

Um software de gestão fundiária permite o acesso a informações como a quantidade de imóveis, bem como o status de cada um deles. Com isso, há maior facilidade para cumprir prazos e reduzir os riscos de perdas financeiras.

3. Diminuição da inconsistência dos dados 

O volume de imóveis dificulta a constância de dados e é um aspecto resolvido pelo software, afinal a gestão passa a ser concentrada em um único espaço, diminuindo as chances de prestar alguma informação errada. 

Além disso, a falta de sincronia dos dados gera problemas como o risco de não atender prazos por falta de relatórios, desconhecer a propriedade de imóveis ou a regularização e com isso perder ativos. Com uma plataforma de gestão, a informação está acessível de forma fácil, prática e segura.

4. Informações sempre atualizadas

Através de informações atualizadas, é possível garantir mais oportunidades para a empresa. Por exemplo, ao solicitar um empréstimo ao BID, é possível usar o imóvel como garantia, desde que ele esteja regularizado.

Uma plataforma como a 4 Asset, por exemplo, te ajuda a ter a informação que precisa no local e momento necessário. Assim, pode fazer a integração para automatizar a entrada das informações e facilitar o trabalho da equipe.

 o controle dos prazos e das atividades de fiscalização da faixa de servidão e outros aspectos com o recebimento dos alertas e notificações que incluem toda a documentação técnica associada.

5. Segurança e agilidade para a tomada de decisão

Outra vantagem do sistema de gestão fundiária está no aumento da segurança dos ativos. Com a possibilidade de ataques cibernéticos, pode acontecer de uma planilha pode pegar vírus e a empresa perder todas as informações. É importante também ter atenção ao cumprimento da Lei Geral de Proteção dos Dados Pessoais (LGPD) que dita regras sobre o armazenamento dos dados.

Com um sistema de gestão, a tomada de decisões ganha mais agilidade e assertividade. Agora que você já sabe sobre as vantagens do sistema de gestão, conheça a importância de contar com bons indicadores de desempenho para acompanhar a gestão fundiária!