A aquisição de empreendimentos como linhas de transmissão e parques eólicos, que têm ativos imobiliários, exige segurança jurídica antes da formalização de compra ou venda. Portanto, é imprescindível realizar o processo de due diligence, termo em inglês que traduzido quer dizer algo como “diligência prévia”, em especial da questão fundiária.
Trata-se de obter todas as informações sobre os ativos imobiliários que vão estar envolvidos no processo de aquisição para identificar os possíveis riscos. Isso se torna extremamente importante em segmentos complexos como energia, mineração e óleo e gás.
Essa análise é realizada para avaliar questões como problemas relacionados à posse ou a invasões, regularização fundiária e outros pontos importantes para a utilização da área após a compra. Na prática, o due diligence fundiário existe para saber se a aquisição é estratégica e se o valor de compra está adequado.
Contar com uma solução de gestão de ativos imobiliários permite que esse processo seja feito com mais agilidade e segurança. Continue a leitura para entender como a inteligência de dados e o uso da tecnologia pode apoiar o processo e conhecer soluções que facilitam seu due diligence fundiário.
Inteligência de dados e due diligence fundiário
A governança territorial é estruturada adequadamente quando conta com uma solução que permite automatizar e gerenciar os processos de gestão de ativos e fundiária. A adoção de uma tecnologia de inteligência de dados traz benefícios para o due diligence fundiário, agilizando o processo e garantindo que todas as informações necessárias foram analisadas antes da decisão de aquisição.
As análises de due diligence podem ser legais e envolver a revisão de documentos como escrituras, contratos de locação e licenças. Também podem ser financeiras, ou seja, um detalhamento das demonstrações financeiras do vendedor para entender a saúde financeira do ativo.
Por outro lado, o processo pode conter a revisão dos aspectos fiscais relacionados ao imóvel, incluindo impostos sobre a propriedade, obrigações tributárias pendentes, e eventuais benefícios fiscais aplicáveis.
Seja qual for a natureza da análise de due diligence fundiário, a inteligência de dados fornece mais credibilidade e confiabilidade, permitindo decisões embasadas. Assim, a identificação de riscos é mais precisa e auxilia na otimização dos resultados. Entre os benefícios podemos destacar:
- Melhora na eficiência operacional;
- Gerenciamento mais completo de atividades;
- Tomada assertiva de decisões;
- Mitigação de riscos;
- Centralização e consolidação de dados.
Leia também: 7 dicas para uma gestão de ativos imobiliários eficiente
Compliance além do due diligence fundiário
À medida que empresas enfrentam pressões crescentes de investidores por responsabilidade social e financeira, sendo obrigadas a cumprir leis e regulamentações cada vez mais complexas, a integração eficaz do compliance e due diligence se torna essencial para a saúde financeira.
Como vimos, o due diligence diz respeito a investigação e avaliação que ocorre antes de uma transação ou decisão estratégica. Compliance, por sua vez, refere-se ao cumprimento de leis, regulamentos, padrões éticos e políticas internas aplicáveis às operações de uma empresa.
A combinação de inteligência de dados e inovação tecnológica revoluciona como as empresas abordam a gestão de riscos e o compliance. Isso porque, utilizando análises avançadas, é possível organizar e potencializar a regulamentação dos ativos, mantendo a conformidade legal, fiscal e ambiental.
Tecnologias que facilitam o due diligence fundiário
A adoção de tecnologias de automação e gestão de processos facilita significativamente o due diligence fundiário, proporcionando eficiência e precisão. Isso porque, na prática, se a empresa conta com uma solução, toda a documentação dos ativos imobiliários envolvidos em um empreendimento está bem controlada.
O Specifor, da 4Asset, é um exemplo de tecnologia que alia automação de processos e inteligência de dados para facilitar a gestão. A solução permite a gestão completa de todos os processos de governança de ativos imobiliários, fundiária, regulatória e socioambiental.
Na parte de gestão de ativos imobiliários, a solução centraliza todas as informações relacionadas aos ativos imobiliários da empresa, com registro do histórico da movimentação dos processos. Isso facilita o processo de due diligence pois, caso a empresa decida vender um ativo, pode disponibilizar com agilidade e precisão todas as informações para o possível comprador.
Além da solução de inteligência de ativos, contar com um parceiro que faça análises em campo pode ser fundamental no processo de due diligence fundiário, especialmente em casos que envolvem grandes extensões de terra. Isso porque, caso a empresa decida adquirir um novo ativo e não tenha acesso às informações completas para análise, pode enviar uma equipe a campo para reunir os dados.
Empresas especializadas, como a VisãoGeo, oferecem serviços de consultoria que incluem análises de campo detalhadas, o que agiliza o processo de due diligence e o torna mais seguro. Nesses casos, o ideal é aliar tecnologia e serviço de campo.
Quando a empresa conta com o Specifor, da 4Asset, a equipe técnica da VisãoGeo pode imputar os dados colhidos em campo no sistema e gerar relatórios automatizados para facilitar a avaliação do ativo.
Quer saber mais sobre o que o Specifor pode fazer pela gestão de ativos imobiliários da sua empresa? Entre em contato com a 4Asset.