Tanto os princípios ESG quanto a governança territorial são questões fundamentais para as empresas e estão relacionados em diversos aspectos. Isso porque, adotar medidas ESG pode contribuir para uma gestão territorial mais assertiva e estratégica.
Nesse sentido, a governança territorial envolve questões relacionadas à gestão dos recursos naturais, ao planejamento urbano, à inclusão social e ao desenvolvimento sustentável de regiões específicas, entre outros aspectos.
Por outro lado, os princípios ESG (ambiental, social e de governança) têm sido cada vez mais adotados por empresas e organizações como uma forma de promover práticas mais responsáveis e sustentáveis. Mas qual o impacto que esses princípios têm sobre a governança territorial?
Gestão territorial estratégica com princípios ESG
Ao combinar a governança territorial com os princípios ESG é possível garantir uma gestão mais eficiente e sustentável, com benefícios que impactam o meio ambiente, a sociedade e o próprio negócio.
Algumas medidas dos princípios ESG são:
- Práticas de manejo sustentável;
- Gestão responsável dos recursos hídricos;
- Criação de projetos de responsabilidade social;
- Relatórios financeiros e contábeis transparentes;
- Diversidade e inclusão nas equipes.
Cada uma delas se relaciona com um dos pilares (ambiental, social e governança) e são só alguns exemplos de diversas práticas que podem ser adotadas pelas empresas. Isso pode resultar em vantagens econômicas, melhorar a imagem da empresa, assim como contribuir para uma sociedade mais justa e sustentável.
Para elaborar melhor o tema preparamos um conteúdo completo para explicar o conceito de princípios ESG, quais as suas principais vantagens para as empresas e como as práticas se relacionam com a governança territorial.
Neste e-book, você conseguirá visualizar com clareza os benefícios que o comprometimento com sustentabilidade pode trazer ao seu negócio, além do impacto direto na gestão territorial.