Skip to main content

Com a crescente preocupação sobre os impactos da atividade humana no meio ambiente, a governança socioambiental assumiu uma importante posição, pois, procura garantir a viabilidade e conformidade de projetos e empreendimentos de grande porte.

Em geral, as preocupações se dão sobre as consequências ambientais e sociais que os projetos podem ter nas localidades em que são executados.
Dessa forma, a Gestão Ambiental tem se destacado como um dos pilares da chamada governança socioambiental, garantindo que os projetos e empreendimentos possam ser executados sem riscos para o meio ambiente e as populações locais.
Quer entender exatamente o que é a governança socioambiental e o papel da Gestão Ambiental nos processos envolvidos? Então continue a leitura!
O que é a governança socioambiental?
A governança socioambiental como a conhecemos hoje surgiu no fim da década de 1960 a partir de um reconhecimento coletivo de que o meio ambiente sofre impactos, algumas vezes irreversíveis, devido à atividade humana. Desde então, foram criadas novas leis que regulamentam questões como uso de poluentes, recursos naturais e conservação ambiental.
Assim, a governança socioambiental surge como um conjunto de práticas voltadas para promover a justiça ambiental, evitando que atividades produtivas essenciais causem danos irreparáveis, tanto ao meio ambiente como às populações locais onde intervenções são realizadas e projetos são executados.
Entre as práticas já tradicionais da governança socioambiental estão:
  • identificação de impactos ambientais através de estudos;
  • monitoramento ambiental;
  • atendimento às condicionantes ambientais;
  • obtenção de licenças;
  • e execução de programas ambientais.
Para dar sustentação às práticas, a governança socioambiental se apoia em 4 pilares:
Dessa forma, além de maximizar os benefícios dos empreendimentos para o tecido social no qual eles se inserem, as empresas conseguem uma maior legitimação, tanto perante às comunidades locais como perante aos investidores, governos e sociedade como um todo.
Qual o papel da Gestão Ambiental nesses processos?
Enquanto a governança socioambiental trata de uma visão ampliada das atividades e processos que podem gerar impactos e as possíveis formas de minimização e mitigação das consequências, a Gestão Ambiental trata, de forma específica e aprofundada, dos aspectos que se relacionam exclusivamente ao meio ambiente.
Entre algumas das práticas diretamente relacionadas à Gestão Ambiental de projetos e empreendimentos estão:
  • uso inteligente de recursos naturais;
  • implementação de sistemas de descarte e reciclagem de resíduos;
  • economia de recursos e tratamento de água;
  • ações de redução de emissão de poluentes;
  • treinamento de funcionários;
  • emissão de relatórios e laudos;
  • provisão de licenças; e
  • auditorias;
Logo, a Gestão Ambiental cumpre um importante papel ao se posicionar como um elo importante entre diversos setores e atividades de uma empresa ou projeto e a conformidade com aspectos legais e jurídicos relacionados à governança socioambiental.
Como o software de 4Asset pode facilitar esses processos em grandes áreas?
Uma das maiores dificuldades na execução de projetos e empreendimentos que compreendem uma grande área é a coordenação de processos, informações e documentos necessários para garantir a sua conformidade.
É muito comum, por exemplo, que o cronograma de execução seja alterado diversas vezes devido à incorreta apresentação de documentos como laudos ambientais, escrituras de posse ou contratos de concessão de uso.
Grande parte desses problemas poderiam ser solucionados com o uso de ferramentas de integração das atividades, processos, documentos, informações e relatórios.
E é exatamente nesse sentido que os softwares da 4Asset trabalham para oferecer soluções. Para isso, nossas ferramentas foram totalmente desenvolvidas pensando exclusivamente nas necessidades de empreendimentos e projetos desse tipo.
Como resultado, oferecemos softwares que combinam em uma única plataforma:
  • gestão de documentos;
  • coleta de dados e integração de processos de geoprocessamento;
  • geração automatizada de relatórios;
  • monitoramento de indicadores em tempo real;
  • dashboard com workflow personalizável;
  • controle sócio patrimonial.
Nossos softwares têm solucionado grande parte dos problemas de governança, especialmente em projetos de mineração e energia.
Não por acaso, em pouco mais de 2 anos de história, a 4Asset já alcançou resultados espetaculares, desempenhando um importante papel na governança socioambiental em 47% do mercado nacional de geração de energia e 60% do mercado nacional de mineração.
Por isso, aproveitamos essa oportunidade para apresentar os nossos softwares. Conheça o 4Asset SaaS e garanta a conformidade dos seus projetos na Gestão Ambiental com um sistema completo de governança socioambiental!